Tudo que precisa saber sobre

Bateria Automotiva

Bateria automotiva 3

Bateria Automotiva

Bateria para carros

tudo o que você precisa saber sobre bateria automotiva.

Mesmo sendo essencial para o carro funcionar, muita gente não entende a verdadeira importância da bateria do carro, nem como ela funciona ou o que fazer quando algo dá errado por causa do mau uso. Por isso, preparamos um guia fácil e completo com tudo o que você precisa saber sobre a bateria do carro. Assim, você não vai ter mais dúvidas sobre o assunto. Vamos começar?

  • Para que serve:

A bateria automotiva nada mais é do que uma acumuladora de energia. Sua função é ter reserva disponível para ser entregue ao carro sempre que ele precisar, ou seja, na hora de acionar o motor de partida (ligar o carro) e para ligar qualquer item eletrônico (som, luzes internas, faróis etc). Mas, agora, você deve estar se perguntando: como que essa energia não acaba? Muito simples! O sistema elétrico do carro possui um alternador que recarrega a bateria quando o motor está ligado, dessa forma aquela energia sempre estará disponível, desde que você saiba como usá-la de modo correto. E é isso que você vai aprender com este texto, então vamos seguir!

er mattis, pulvinar dapibus leo.

Se você observar algum desses sinais, é recomendado verificar a bateria o mais rápido possível. Em muitos casos, a substituição da bateria é necessária.

Como funciona a bateria automotiva

A bateria do carro é como um cofre de energia. Ela guarda energia para usar quando o carro precisar, seja para ligar o motor ou qualquer aparelho eletrônico (som, luzes internas, faróis, e outro componentes ). Mas você deve estar se perguntando: como essa energia não acaba? É simples! O carro tem um sistema elétrico com um alternador que recarrega a bateria quando o motor está ligado. Assim, a energia sempre estará lá, desde que você saiba como usar corretamente. E é isso que você vai aprender com este texto. Vamos lá

Agora que já sabemos o que a bateria faz, vamos entender como ela funciona:

 

A-melhor-Bateria-de-brasilia

Peça sua bateria agora

Bateria para veículos pesados

Bateria-automotiva-brasilia

Peça sua bateria agora

Bateria para veículos pesados

Caixa: é como a casa que protege todos os componentes da bateria. Hoje em dia, é feita de polipropileno ou policarbonato, materiais que resistem a vazamentos e mantêm a energia bem guardada. Antes, a caixa tinha uma tampa para adicionar água desmineralizada e fazer a manutenção da bateria. Mas, hoje, a maioria das baterias são totalmente seladas e não precisam desse cuidado.

Polos: são como as portas que conectam a bateria ao carro. Normalmente, são protegidos por tampas, pois é por eles que a energia passa para o carro quando a bateria é acionada. Toda bateria tem um polo positivo e um negativo, que devem ser conectados corretamente para que a bateria funcione. Mas não se preocupe, é fácil saber qual polo é qual, a própria bateria tem o símbolo (+) para o polo positivo e (-) para o negativo. Se não encontrar esse símbolo, verifique as cores: vermelho indica o polo positivo e preto o negativo. As mesmas cores identificam os fios que são conectados aos polos.

Elemento acumulador: é o que permite à bateria guardar energia. São placas de chumbo dispostas alternadamente entre positivas e negativas, mergulhadas em uma solução que reage com as placas e gera eletricidade. Uma bateria de carro deve ter seis desses elementos que, juntos, fornecem uma tensão de 12 volts. Esses elementos têm separadores, feitos de plástico ou papel, colocados entre as placas positivas e negativas para evitar curto-circuito.

Essa é a estrutura básica de uma bateria de carro disponível hoje. Com essa tecnologia, são desenvolvidos vários modelos, cada um com características específicas para um tipo de veículo, mas todos funcionam da mesma maneira.

Cuidados importantes com s Bateria automotiva

Cuidados importantes:

A bateria do carro é algo que a gente só lembra quando dá problema. Mas é muito mais fácil e seguro usar corretamente, para evitar surpresas. Para isso, basta seguir algumas dicas simples que vão prolongar a vida da sua bateria:

Não use aparelhos eletrônicos com o motor desligado: talvez você já tenha ligado o som com o carro parado, ou esquecido o farol ligado. Esses aparelhos funcionam com o motor desligado, mas isso não significa que devem ser usados assim. Quando você usa a energia da bateria com o motor desligado, ela só libera a energia armazenada, sem recarregar, porque o alternador só funciona com o motor ligado. Então, se a bateria usar toda a energia armazenada sem que o motor seja ligado, quando você tentar dar a partida, não vai ter energia para acionar o motor e ele não vai funcionar. Por isso, se não quiser ficar na mão, evite usar aparelhos que exigem energia da bateria quando o motor estiver desligado.”

Bateria-Automotiva-2

Peça sua bateria agora

Bateria para veículos pesados

Manutencao da Bateria de carro 1 1

Somos uma loja de baterias

Entrega e instalação Grátis

Não deixe o carro muito tempo sem usar: essa dica é para quem usa o carro só de vez em quando. Fique atento, pois você pode ter uma surpresa ao tentar ligar o carro. Isso acontece porque, mesmo quando está parado, o carro ainda usa um pouco de energia. Então, se você deixar o carro desligado por muito tempo, o alternador não vai recarregar a bateria e a energia pode acabar toda, a ponto de não conseguir ligar o motor. O ideal é ligar o carro pelo menos uma vez por semana, deixando o motor funcionar por uns 10 minutos. Isso já é o suficiente para o alternador recarregar a bateria e deixá-la pronta para quando você precisar.



Desligue os aparelhos eletrônicos antes de desligar o carro: na correria do dia a dia, a gente costuma parar o carro, desligar o motor e sair. Isso pode parecer normal, mas pode diminuir a vida da bateria. Quando você desliga o motor sem desligar os aparelhos eletrônicos, eles ficam em espera, prontos para ligar assim que você voltar ao carro e ligar a chave. Isso pode sobrecarregar a bateria, pois ela terá que fornecer energia para ligar o motor e todos esses aparelhos ao mesmo tempo. Então, lembre-se: quando parar o carro, desligue tudo antes de desligar o motor. Sua bateria agradece.

Bateria nova instalada em até 40 minutos

Manutenção da Bateria automotiva

Manutenção:

Como mencionamos no começo deste guia, as baterias seladas que temos hoje no mercado não precisam mais ser reabastecidas com água desmineralizada. Isso facilitou muito a vida, mas não significa que podemos esquecer da bateria só porque ela está funcionando.

Até as baterias mais modernas podem sofrer oxidação, dependendo de como são usadas, por causa do cobre ou latão na composição delas. Essa reação é normal, mas em alguns casos pode piorar e formar um resíduo verde chamado zinabre, que se acumula nos terminais da bateria e atrapalha o funcionamento. Esse nível de oxidação é tão problemático que é até chamado de “câncer de carro”, porque o zinabre se espalha pelo sistema elétrico e pode chegar até as partes internas do veículo.

 

 

Apesar de ser perigosa para Bateria automotiva, essa reação é lenta e pode ser interrompida com uma limpeza simples. Se você encontrar esse resíduo na sua bateria, siga estas instruções:

  1. Desligue o carro e desconecte os terminais da bateria.
  2. Desparafuse e retire primeiro a braçadeira do polo negativo, depois faça o mesmo com o polo positivo (é muito importante seguir essa ordem).
  3. Faça uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 200 ml de água.
  4. Use uma escova ou pano para esfregar a solução na área afetada pelo zinabre. Tenha cuidado para não deixar a solução cair em outras partes do motor.
  5. Depois de remover todo o zinabre, use um pano úmido para enxaguar e um pano seco para secar os terminais.

 

Bateria Automotiva nova instalada em até 40 minutos!

Bateria-Automotiva-2

Somos uma loja de baterias

Entrega e instalação Grátis

Bateria-Automotiva-2.jpg

Somos uma loja de baterias

Entrega e instalação Grátis

Como recarregar uma Bateria automotiva

É comum a bateria do carro descarregar. Nessas horas, a gente fica desesperado, nem sempre sabe o que fazer e muitas vezes não tem o equipamento necessário para resolver.

Antes de mais nada, é bom lembrar que recarregar uma bateria de carro não é a melhor ideia. Isso pode danificar a bateria e só deve ser feito em casos de extrema necessidade. Mas, se você se encontrar nessa situação, é bom saber como fazer corretamente o procedimento popularmente conhecido como ‘chupeta’.

.



 

Antes de mais nada, é importante ter um cabo de transferência de carga de boa qualidade. Se você não tiver um, compre imediatamente e deixe sempre no carro para emergências. Depois, encontre uma fonte de energia que possa transferir carga para a sua bateria (geralmente, essa fonte é outro carro com a bateria funcionando bem).

Agora que você tem uma fonte de energia e um cabo para transferir a carga, siga estes passos:

  1. Desligue os dois carros completamente.
  2. Identifique os polos negativos e positivos de cada bateria para conectar o cabo corretamente.
  3. Primeiro, conecte os cabos vermelhos nos polos positivos, começando pela bateria descarregada e depois na carregada.
  4. Agora, conecte os cabos pretos nos polos negativos, também começando pela bateria descarregada e depois na carregada.
  5. Certifique-se de que os prendedores estão bem fixos em cada terminal. Só então, ligue o motor do carro carregado e acelere por 10 minutos a uma rotação de pelo menos 1.500 rpm.
  6. Depois desse tempo, ligue o carro que estava descarregado e deixe o motor funcionar por mais uns 20 minutos.



 

Bateria Automotiva nova instalada em até 40 minutos!

Ao escolher uma bateria para o carro, é importante considerar os seguintes fatores:

 

  • Tamanho: A bateria deve ter o tamanho adequado para o compartimento do motor do seu carro.
  • Capacidade de corrente de partida: A capacidade de corrente de partida é medida em CCA (Cold Cranking Amps) e indica a quantidade de corrente que a bateria pode fornecer para dar partida no motor em temperaturas frias.
  • Tipo: As baterias automotivas são divididas em dois tipos principais: chumbo-ácido e de íons de lítio. As baterias de chumbo-ácido são mais comuns e mais baratas, mas têm uma vida útil mais curta. As baterias de íons de lítio são mais caras, mas têm uma vida útil mais longa e são mais leves.
  • Marca e garantia: É importante escolher uma bateria de uma marca confiável, com garantia de pelo menos um ano.

A maneira mais fácil de saber qual bateria é a certa para o seu carro é consultar o manual do proprietário. O manual indicará o tamanho, a capacidade de corrente de partida e o tipo de bateria recomendado para o seu veículo.

Se você não tiver o manual do proprietário, pode consultar um mecânico ou um vendedor de baterias. Eles poderão ajudá-lo a escolher a bateria certa para o seu carro.



Opte por marcas de confiança: Há inúmeras marcas de baterias automotivas no mercado. As mais tradicionais podem ser um pouco mais caras, mas também são mais seguras. Por isso, é interessante conhecer as três marcas mais confiáveis atualmente:

 

Bateria Automotiva nova instalada em até 40 minutos!

Escolhendo-sua-Bateria-automotiva

Somos uma loja de baterias

Entrega e instalação Grátis

Bateria-automotiva-a-base-de-troca-1.jpg

Somos uma loja de baterias

Entrega e instalação Grátis

Descarte adequado para bateria de carro

  • Por fim, certifique-se de que sua bateria antiga será descartada da maneira correta. Como se trata de resíduo químico, as baterias podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Hoje em dia, esse processo não é mais responsabilidade do consumidor, pois existe uma lei que responsabiliza o vendedor pelo descarte. No entanto, ainda há estabelecimentos que não cumprem essa obrigação corretamente.

    Em caso de dúvida, sempre opte por lojas de confiança. Hoje existem serviços que incluem transporte, instalação e descarte da sua bateria sem nenhum custo extra. Mesmo que agora você saiba tudo sobre baterias, a ajuda de um especialista nunca é demais.

    Gostou do nosso guia? Então nos diga qual dessas informações foi mais útil para você.

                                                                      

     



     

     

     

Bateria Automotiva nova instalada em até 40 minutos!

Dificuldade em dar partida no seu carro? o problema pode ser a bateria!

Depoimentos

BoxTube WebVideos (D'CorArts 3D - Drywall)
BoxTube WebVideos (D'CorArts 3D - Drywall)
2023-10-13
Excelente atendimento
pedin
pedin
2023-10-11
Felipe entregador atendimento de excelência atencioso e cuidadoso com o cliente... gratidão!!!
José Ailson Jr.
José Ailson Jr.
2023-10-09
Atendimento rápido! Preço justo!!! Gostei
Adorador Isaque Silva
Adorador Isaque Silva
2023-10-04
Ótima, agilidade impecável.
ttainara1
ttainara1
2023-10-03
Excelente atendimento!
ren.a.n
ren.a.n
2023-10-03
Bons serviços, preço justo, parcelamento e atendimento camarada. Trabalham bem nos apuros e nas manutenções programadas. Recomendo!
Cicero Olliveira
Cicero Olliveira
2023-10-03
Muito bom mesmo, super atecioso indico para amigos e familiares serviço de qualidade.
Enivaldolauro Enivaldolauro
Enivaldolauro Enivaldolauro
2023-10-03
Excelente!!!
Central das Cópias
Central das Cópias
2023-08-02
Excelente atendimento. Rápido e eficientes. Obrigado

Peça sua bateria agora mesmo!

Em 40 minutos, entregamos e instalamos sua bateria automotiva nova gratuitamente.

Localização

Em breve

Telefone

Em breve

E-mail

Em breve

Precisa de uma bateria para seu carro, moto ou caminhão? Peça agora!

Blog dicas novidades sobre bateria

bateria automotiva

Bateria para carro

Bateria para moto

Sinais de desgaste e problemas comuns em baterias automotivas

Se o motor do seu veículo demora a ligar ou não liga de maneira consistente, pode ser um sinal de desgaste da bateria. Se você ouvir apenas um clique ao tentar dar a partida, isso pode indicar uma falta de carga na bateria.

Se as luzes do painel, faróis ou luzes internas do carro estiverem fracas ou piscando, isso pode indicar uma bateria fraca. A diminuição da intensidade da iluminação é um sinal comum de desgaste.

Se você notar que o ar condicionado, o rádio, os vidros elétricos ou outros sistemas elétricos do veículo estão funcionando de maneira mais lenta ou com desempenho reduzido, pode ser um indicativo de uma bateria com problemas.

Se você sentir um cheiro forte de enxofre quando estiver próximo à bateria, pode ser um sinal de que a bateria está superaquecendo ou liberando gases. Isso geralmente ocorre devido a uma reação química interna e requer atenção imediata.

Se houver corrosão, que normalmente aparece como depósitos esbranquiçados ou esverdeados, nos terminais da bateria, isso pode afetar a conexão elétrica e reduzir o desempenho da bateria.

Baterias automotivas têm uma vida útil limitada. Se a sua bateria estiver perto ou além da sua vida útil esperada (geralmente entre 3 e 5 anos), é mais propensa a apresentar problemas de desgaste e falhas.

Se você observar algum desses sinais, é recomendado verificar a bateria o mais rápido possível. Em muitos casos, a substituição da bateria é necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Quero comprar uma bateria!
Olá
Podemos ajudá-lo?